Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Tontelea martiana (Miers) A.C.Sm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-08-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Tontelea martiana caracteriza-se por lianas endêmicas da Mata Atlântica. Distribui-se nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pouco representada em coleções científicas, não é coletada há 12 anos. No município de Santa Teresa (ES), encontra-se sujeita ao desenvolvimento de atividades agriculturais e da expansão urbana. Apesar de protegida por unidades de conservação (SNUC) como o Parque Estadual da Serra do Mar e a Estação Biológica de Santa Lúcia, estudos populacionais são escassos, havendo a necessidade de investimento em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar a existência de novas subpopulações. Apresenta AOO de 28 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, sendo avaliada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Tontelea martiana (Miers) A.C. Sm.;

Família: Celastraceae

Sinônimos:

  • > Salacia martiana ;
  • > Amphizoma martiana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dados populacionais

Aranha(2008) amostrou dois ind. no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba, SP.

Distribuição

Ocorre nos Estados do EspíritoSanto, São Paulo, Rio de Janeiro (Lombardi et al., 2012).

Ecologia

​Tontelea martiana é uma liana, com folhas opostas, fino-coriáceas, elíptico-oblonga, inflorescência 3-5 cm., flores congestas (Smith,1940).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Santa Teresa, ES, tem como principal ameaça às suas áreas florestais o desenvolvimento de atividades agriculturais e expansão urbana (Mendes; Padovan, 2000).

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Santa Teresa, ES, tem como principal ameaça às suas áreas florestais o desenvolvimento de atividades agroculturais e expansão urbana (Mendes; Padovan, 2000).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de Dados" (DD) segundo a Lista vermelha daflora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Extinta" (EX) segundo a Lista vermelha daflora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre em áreas protegidas como o ParqueEstadual da Serra do Mar, Ubatuba, SP (Aranha, 2008).

Referências

- SMITH, A. C. Tontelea. Brittonia, v. 3, n. 3, p. pp. 463-502, 1940.

- LOMBARDI, J.A.; GROPPO, M.; BIRAL, L. Celastraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB006801>. Acesso em: 30/05/2012.

- ARANHA, B. A. Determinismo ambiental e estocasticidade em uma comunidade do sobosque da Floresta Atlântica. Dissertação de mestrado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2008.

- MENDES, S. L.; PADOVAN, M. P. A Estação Biológica de Santa Lúcia, Santa Teresa, Espírito Santo. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão, n. 11/12, p. 7-34, 2000.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Tontelea martiana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Tontelea martiana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/08/2012 - 18:21:27